terça-feira, 16 de junho de 2009

PEDAGOGIA DA CULPA


A pedagogia da culpa é um aprendizado que promove o equilíbrio no processo do arrependimento com reparação da própria penúria moral, onde o desejo de melhora é um desafio de proporções dolorosas que liberta e consola os que realizam. Para nós que pecamos continuamente, o arrependimento não é apenas um impulso emocional, mas uma virtude essencial ao processo da alma com superação psíquica dos sentimentos de auto-punição, desmerecimento, lamuria e dor.
O esforço para manter o desejo de melhora, requer conhecimento das próprias imperfeições e capacidade para suportar dor psíquica expiatória decorrente dos sentimentos inferiores obsessivos.
O remorso conserva seus alvitres estimulando o arrependimento evolutivo nas pessoas que desejam crescer espiritualmente. A superação das refregas, darem-se nas manifestações psicológicas emocionais que impulsionam as realizações corretivas do mal, contribuindo para o equilíbrio e júbilo da alma. Portanto, se queremos uma renovação espiritual teremos de viver desafios sacrificais sem a preocupação com os ditames alheios, mas com responsabilidade para administrar desejos de conduta, neurose mental e afetiva.

AUTOR - JOSE AUGUSTO CAVALCANTE
www.opoetajoseaugusto.blogspot.com

Nenhum comentário: